Dia mundial da Água – 22/03
A água é um elemento vital para a sobrevivência de todos os seres vivos, incluindo a agricultura e a pecuária. É um recurso precioso e finito, que merece ser cuidado com carinho e atenção.
O Brasil é um país que tem um grande compromisso com o meio ambiente. De acordo com o MapsBiomas, a cobertura vegetal nativa do Brasil é de 569 milhões de hectares, o que representa cerca de 66% do território nacional. Isso mostra que estamos conscientes da importância de preservar nossas nascentes e matas nativas.
Nosso país possui o código florestal mais avançado do mundo, criado em 1965 por profissionais da engenharia florestal. O objetivo desse código é equilibrar o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Em 2012, foi promulgada a Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei Federal nº 12.651/12), que estabelece dois mecanismos principais para proteger e regulamentar o uso da vegetação nativa: as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e as Reservas Legais.
As APPs são áreas que precisam ser protegidas por sua importância ambiental, especialmente para promover serviços ecossistêmicos como regulação hídrica e manutenção da qualidade da água. Elas são essenciais em áreas suscetíveis à degradação, e contribuem para a estabilização de encostas, a proteção de margens de cursos de água contra a erosão e o aumento da infiltração de água no solo.
A preservação da vegetação nativa nas áreas rurais é crucial para evitar a degradação dos recursos hídricos pelo escoamento excessivo de sedimentos e poluentes em direção aos cursos d’água, prevenir a escassez de água em períodos de seca, controlar eventos de enchentes em períodos chuvosos e evitar o desmoronamento de encostas. Além disso, a presença de vegetação nas áreas agrícolas protege o solo da erosão e aumenta a polinização, além de reduzir o uso de insumos. Essa vegetação também regula o clima, controla o fogo e contribui para o controle de dispersão de doenças que afetam a saúde humana.
O setor de agronegócio tem um papel fundamental na preservação ambiental, pois é responsável por grande parte do território brasileiro. Nós da FOSPLAN juntamente com o setor, se preocupe com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais, para que possamos garantir um futuro próspero e saudável para as próximas gerações!